quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Exercício 2 - Síntese do Cap. 3


Capítulo 3 – NOÇÕES DE CLIMA E ADEQUAÇÃO DA ARQUITETURA

Noções de Clima

- Elementos climáticos e arquitetura: Ao construirmos espaços que se adequem ao clima local, amenizando sensações de desconforto causadas pela oscilação de temperatura, umidade relativa, radiação solar, nebulosidade, ventos, índices pluviométricos, modificamos o desempenho térmico dos espaços construídos.

- Radiação Solar: Influencia na distribuição da temperatura do globo e varia de acordo com a estação e a latitude.

- Movimento e posição aparente do Sol: Depende da latitude (relativa a linha do Equador) e resulta em solstícios, dias típicos no qual o Sol incide nos trópicos às 12hs e em equinócios, dias que possuem noite e dia com a mesma duração de horas.

- Latitude: Quanto maior for a latitude de um local, menor será a incidência solar recebida e as temperaturas do ar tenderão a ser POUCO elevadas.

- Brisas terra-mar: Geralmente ocorrem em regiões litorâneas, pela diferença de calor específico de ambos, resultando em uma grande circulação de ar.

- Topografia: A temperatura é afetada, visto que relevos acidentados geram barreiras aos ventos, diferentes formas de recepção de radiação e condições de umidade.

- Revestimento do solo: Maior umidade gera maior inércia térmica, e consequentemente menor amplitude térmica em locais úmidos.
Materiais urbanos de revestimento desencadeiam alterações tanto na umidade quanto na porosidade e pluviosidade locais.

Adequação da Arquitetura ao Clima

Clima Urbano – ILHAS DE CALOR (geradas pela modificação do solo – revestimento de concreto, asfalto e drenagem).
Cidades produzem calor – equipamentos de combustão diversos, poluição e barreiras aos ventos e ao sol (prédios).
O ideal, na arquitetura, é não lançar mão de equipamentos de refrigeração ou aquecimento, utilizando apenas recursos naturais.
A umidade relativa do ar age como uma barreira para evitar uma grande variação na amplitude térmica.
Deve-se pensar nos tipos climáticos, visto que os climas do Brasil predominam entre quente úmido e quente seco, levando-se em conta o tamanho das aberturas, vegetação, largura das ruas, altura das edificações, materiais construtivos, como também as cores escolhidas à pintura.

2 comentários:

  1. Seu blog está muito bonito, Cau!
    Na síntese do capítulo 3 há alguns equívocos. Vamos ver...

    1) "Movimento e posição aparente do Sol: Depende da longitude (relativa ao Meridiano de Greenwich)" --- Correção: O movimento / percurso aparente do sol para um lugar depende da LATITUDE, como vimos quando fizemos as cartas solares, lembra? Nos bastava o dado da latitude para traçar qq carta! A longitude só vai afetar a hora solar em relação à hora legal. Observe este mapa interativo para perceber que cidades com longitudes diferentes, que implicam em um horário solar diferente, acabam recebendo o mesmo horário legal, por formalidade. http://24timezones.com/hora_certa.php Veja Salvador e Recife: o sol nasce primeiro lá, mas temos a mesma hora legal. Veja Salvador e São Paulo: o sol nasce primeiro aqui, mas eles têm um horário mais "avançado" porque estão com horário de verão. Nós, como não estamos no ponto médio perfeito da mudança de hora (GMT -3, que divide as horas da Terra de 15 em 15 graus), temos o nosso sol adiantado uns 25-30 minutos em relação à nossa hora legal. A longitude 45 é que terá o horário solar igual ao legal, mas nós estamos na longitude 38. Se quisermos ver sol passando pelo eixo norte sul da abóbada, temos que sair para observá-lo quando nosso reloginho marcar 11:30-35, por ai. Veja também o artigo sobre fuso horário da wikipedia para entender mais.

    2) Latitude: Quanto maior for a latitude de um local, menor será a incidência solar recebida e as temperaturas do ar tenderão a ser elevadas. (Reveja essa lógica aqui. Tem um aspecto que não coincidiu.)

    3) Revestimento do solo: Maior umidade gera maior condutibilidade térmica, e consequentemente maior amplitude térmica em locais úmidos. (Corrigindo: maior umidade gera maior inércia térmica, consequentemente menor amplitude térmica em locais úmidos.) Releia, veja os conceitos, pare, pensei em possíveis exemplos...

    Para corrigir sua síntese, basta editar a postagem. Não precisa fazer uma nova. Fora isso, está ótima!

    Bjos e um excelente 2013!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Já passei por aqui.
    Beijos e bom feriadão!
    Denise

    ResponderExcluir